Em setembro de 2018 partimos para a nossa segunda viagem à Grécia. Dessa vez, fomos conhecer a ilha de Zakynthos, onde fica a famosa praia de Navagio. Como contei neste post aqui, dedicamos boa parte do nosso tempo a esta magnífica praia e acabamos não conseguindo conhecer as muitas outras opções de praias lindas da ilha. Porém, isso é só mais um motivo pra gente poder voltar, não é mesmo? Agora, vamos às praias que conseguimos visitar!
Porto Limnionas
Esta praia fica relativamente perto de Navagio. Depois que descemos do mirante, fomos lá conhecer. Em Porto Limnionas há uma taverna de mesmo nome, onde almoçamos. Na verdade, não existe uma praia. O acesso ao mar se dá por algumas escadas ou pelas pedras mesmo. O lugar é lindo, mas como o sol já não estava incidindo em cima da praia, a água não parecia tão transparente. O restaurante oferece espreguiçadeiras e é um lugar delicioso para passar o dia.
Porto Roxa
Chegamos em Porto Roxa no fim da tarde e a praia já estava vazia. Aqui também não tem areia, e sim algumas pedras e plataformas para pular no mar. Logo na entrada de Porto Roxa há uma taverna charmosa, com uma vista linda para o por do sol.
Xigia
Xigia é uma praia simpática de água verdinha e transparente. Apesar de suas águas sulfurosas, o que deixa um cheiro de enxofre no ar (e as joias de prata escurecidas), não achamos isso um incômodo. Vista de cima a praia é pequena, mas do lado esquerdo há uma pequena caverna e algumas pedras, que deixam o visual bem bonito. É uma praia bem gostosa de ficar. Há algumas espreguiçadeiras e serviço de bar na areia.
Little Xigia – Pelagaki
Na verdade, há duas praias neste local, mas não consegui saber exatamente o nome de cada uma. A partir do estacionamento, descendo pelo lado esquerdo a praia é mais vazia, pois não tem estrutura alguma. Pelo lado direito há outra praia com serviço de bar (bebidas e lanches rápidos), espreguiçadeiras e barracas.
Navagio/Shipwreck
Durante a nossa estadia, visitamos Navagio três vezes. Duas delas fomos ao mirante e na outra fizemos o passeio de barco para ver a praia. Apesar de não termos desembarcado, já que a praia estava fechada, tentamos vê-la de mais perto possível (contei aqui neste post o que aconteceu).
A vista da praia a partir do mirante é sempre impactante. Porém, além da posição do sol, há de se observar o vento, que também influencia na cor da água. Quando venta muito ou chove nos dias anteriores, o mar fica mexido e a cor fica diferente. Não que isso estrague a beleza da praia. Só fica diferente. Reparem só a cor da água em um dia com vento e em outro sem vento.
O mirante fica a 25 minutos de carro a partir de Porto Vromi, um dos pontos de onde é possível pegar o barco para fazer o passeio que leva até a praia. Há um estacionamento grande no local e uma lanchonete. Logo na entrada há uma plataforma de observação da praia, de onde é possível ver a cor da água, mas não a praia toda. Não achei que valesse a pena ficar na fila, que era enorme, só para tirar uma foto que nem ia pegar todo o visual. Para ter a vista completa da praia, com o navio encalhado, é preciso fazer uma trilha fácil, que não exige muito esforço físico. Só é preciso ter cuidado, pois pode ser perigoso nas regiões mais próximas ao penhasco (não há proteção alguma nas encostas).
Laganas
Visitamos esta praia no fim da tarde, antes de voltarmos para o hotel. Laganas é uma praia calminha, de areia, cheia de beach clubs e restaurantes. Não achei uma praia muito bonita, se comparada às outras opções da ilha. Na verdade, ela tem uma aparência mais comum, de praias que você encontra em qualquer lugar do mundo. Portanto, eu não gastaria meu tempo nesta praia em uma segunda visita.