Categoria(s): Europa: Grécia, Zakynthos

Zakynthos – Impressões

Em setembro de 2018 partimos para a nossa segunda viagem à Grécia. Dessa vez, fomos conhecer a ilha de Zakynthos, onde fica a famosa praia de Navagio, também conhecida como Shipwreck Beach. Reservamos para a ilha quatro noites do nosso roteiro. Pegamos três dias lindos de sol e um dia parcialmente nublado por lá.

A água mais azul que meus olhos já viram

Geralmente quando viajo, faço um planejamento dos lugares que quero visitar e tento seguir um roteiro, mesmo que flexível. Porém, em Zakynthos meu planejamento foi por água abaixo por dois motivos. O primeiro foi que fiquei vidrada em Navagio. Por mim, eu iria ao mirante todos os dias, e quando eu estava lá não queria ir embora. O segundo foi porque houve um deslizamento de encosta nesta praia, ocasionando seu fechamento por mais de 10 dias, então não pudemos conhecê-la de perto e nem nadar em suas águas azuis fluorescentes.

Escavadeiras trabalhando na remoção das pedras e barco da guarda costeira

No primeiro dia na ilha acordamos e fomos para o mirante. Estava um visual lindo, apesar do vento que deixava o mar um pouco mexido. Após duas horas lá em cima e um montão de fotos, descemos para o porto Vromi para nos informarmos sobre o passeio de barco até a praia. Acabamos optando por não fazer o passeio naquele dia, à espera de melhores condições do mar e em um horário onde não houvesse sombra na praia. Deixamos para o dia seguinte. Resultado: quando chegamos lá no dia seguinte, tinha acabado de acontecer um deslizamento de encosta gigante e algumas pessoas estavam levemente feridas, sendo socorridas pelos bombeiros. Por este motivo, fecharam a praia e ela não reabriu mais enquanto eu estive na ilha.

No último dia da nossa estadia, fomos lá e fizemos um passeio de barco privado, mas apenas para fotos. Não pudemos descer na praia. Somado a isso, pegamos um barqueiro que fingia entender tudo que eu falava em inglês antes de eu contratá-lo e quando chegou na hora do passeio, ele não fez nada do que combinamos. Foi aí que eu descobri que ele não falava inglês. Foi um tanto quanto decepcionante.

Minhas impressões

A ilha

De uma maneira geral, gostei da ilha. Fomos em setembro e ela não estava lotada de gente. Havia muitas opções de restaurantes, um centrinho moderno, muitas praias boas para conhecer e passar o dia. Claro que diante do ocorrido em relação ao deslizamento, fiquei decepcionada. Imagina só, você ir até um lugar por conta de uma atração espetacular e ela estar fechada… Com isso, acabei ficando naquela expectativa se a praia ia reabrir ou não, fui até lá três vezes e acabei não conseguindo aproveitar outras praias, como Porto Limnionas e Porto Roxa em um bom horário de sol. No dia que fomos à Skinari e Little Xigia também estava meio nublado. Então, ficou aquela sensação de “não valeu”, teremos que voltar (hehehe).

Em uma paradinha do barco durante o passeio até Navagio

Hospedagem

Nos hospedamos no Hotel Varres, um hotel simples, bem cuidado, limpo e confortável. O hotel conta com estacionamento e tem piscina e o precinho da diária é bem camarada. O café da manhã era variado e atendeu às expectativas. Escolhemos este hotel tanto pelo preço, quanto pela localização. Ele fica próximo ao aeroporto e à Zakynthos Town. Apesar do hotel ficar um pouquinho distante das praias do norte (cerca de 50 minutos – 1 hora de carro), ele fica perto de vários restaurantes e bares. À noite, quando gostamos de sair pra jantar e olhar o movimento, tínhamos várias opções ali pertinho. Portanto, gostamos da escolha!

Piscina do Hotel Varres

Zakynthos Town e Tsivilli

Durante a nossa estadia, fomos três noites para Zakynthos Town, uma região super charmosa e moderninha, com várias opções de restaurantes, bares e lojinhas de souvenirs. Também fomos a Tsivili, outro lugar cheio de  restaurantes, porém com mais opções de tavernas tipicamente gregas e lojinhas. Sempre ficamos felizes quando encontramos ilhas com opções fartas de comidas que não sejam frutos do mar, o que é o caso de Zakynthos.

Zakynthos Town
Zakynthos Town

Praias

Em Zakynthos tem praias para todos os gostos. Praias com areia, com pedrinhas, com estrutura ou sem. E tem Navagio! Falei sobre elas neste post aqui. As que mais gostamos foram Xigia e Little Xigia. Elas não são muito cheias e costumam ter sempre espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar por um precinho ótimo, se compararmos com os preços de Mykonos, por exemplo. Quanto à Navagio, precisaremos voltar para ter uma experiência completa. Visitamos também Laganas, uma praia enorme, com vários beach clubs, mas sem beleza que justifique a visita, quando se tem pouco tempo na ilha.

Little Xigia

Deixe seu comentário