Para falar sobre minha experiência em Menorca, pensei em fazer um ranking das praias mais belas que visitamos. No entanto, me dei conta de que a percepção que temos de um lugar não é somente sobre o que vemos, mas também sobre o que sentimos. O que me faz amar mais uma praia ou outra, não é simplesmente sua beleza, mas também sua localização, tamanho, a natureza em volta, a cor da água, além daquelas sensações do momento, sabe? Aquelas coisas que a gente não consegue retratar em uma foto. Houve praias que fomos mais de uma vez e elas estavam completamente diferentes de um dia pro outro. Então, não dá pra ranquear. Por este motivo, resolvi escrever um pouquinho sobre cada praia e tentar passar uma ideia de cada experiência, sem ordenar por preferência.
Ah, esqueci de dizer que nos hospedamos na região da Cala Galdana e fomos caminhando para 8 das 10 praias que conhecemos. Pra quem curte fazer caminhadas, e não quer depender de carro, recomendo bastante esta região.
Cala Macarella
A Cala Macarella é a praia mais famosa de Menorca. De fato, é uma praia lindíssima! Primeiro, porque tem aquela água azul fluorescente, cercada por falésias. Segundo, porque ela tem uma boa estrutura. Há bastante espaço na areia, duchas, banheiros, um restaurante e um estacionamento próximo. Ainda que o estacionamento fique lotado muito cedo, há também a possibilidade de chegar de ônibus. Nós optamos por ir à pé mesmo. Foram 30 minutos de caminhada a partir da Cala Galdana para chegarmos até lá. Visitamos esta praia duas vezes, mas na segunda vez, o mar estava mais escuro e mexido, devido à chuva no dia anterior.
Cala Macarelleta
A Cala Macarelleta foi uma das praias que mais gostamos na ilha. Fomos duas vezes também. Ela possui uma pequena faixa de areia, onde é possível estender a canga/toalha. Se bem que esta tarefa pode ficar difícil nos horários de pico, onde todos os espaços ficam bem disputados. Então, chegue cedo! Esta praia não possui estrutura, mas está separada da sua vizinha Macarella – que tem restaurante, duchas e banheiros – por uma caminhada de apenas 15 minutos.
Cala Turqueta
Eu juro que a água desta praia fica azul turquesa! Vi fotos maravilhosas dela assim. Porém, no dia que fomos o tempo não estava nada bom. Uma tempestade se armou pra tentar ofuscar a beleza do lugar. Ainda assim, vimos uma bela paisagem. A água é cristalina e a praia é bem grande, só não tem estrutura. Nada que um lanchinho na mochila não resolva. De Macarella para Turqueta, andamos mais 40 minutos. Essa parte da trilha não é tão fácil quanto a anterior. Tem algumas subidas e alguns lugares cheios de pedras. O mais importante é não sair do caminho principal para pegar trilhas antigas. Pode ser uma furada.
Cala Mitjana
A Cala Mitjana é uma praia sem estrutura de banheiros, quiosques ou restaurantes. Por outro lado, possui um estacionamento relativamente grande. Ao contrário dos outros, não fica lotado tão cedo e tem boa rotatividade na parte da tarde. A partir do estacionamento, são apenas 10-15 minutos de caminhada até esta praia. De Cala Galdana, são 20-25 minutos. Uma caminhada bem tranquila também.
Cala Mitjaneta
Foi a primeira praia que conhecemos em Menorca. Linda! Pequena, reservada e com todas aquelas características das praias mais bonitas de Menorca. Água cristalina, falésias, mar calmo. Não tem estrutura e fica 10 minutos depois da Mitjana. Pra quem estiver em boa forma, dá pra ir nadando a partir da sua vizinha.
Cala Trebalúger
Chegamos em Trebalúger ainda na parte da manhã e a praia estava sem graça, com o tempo meio nublado. Uma hora depois o sol apareceu pleno e parecia que estávamos em outro lugar. Linda praia, sem estrutura e cheia de gente peladona. Esta praia fica a 25-30 minutos de Mitjana.
Cala Fustan
A minha preferida em Menorca! Ela fica 30 minutos depois da Trebalúger. Não tem estrutura, quase não tem gente e é bem paradisíaca. Também tem adeptos do nudismo. A trilha até Fustan tem a sequência de praias mais bonitas que fizemos a partir de Cala Galdana (Mitjana, Trebalúger, Fustan).
Cala Brut
A Cala Brut não é exatamente uma praia, pois não tem areia. Porém, existem uns platôs onde é possível estender a canga/toalha e passar o dia. É um lugar lindo e estávamos muito afim de entrar, mas não rolou. Na época que fomos, a ilha estava infestada de águas vivas. Nas outras praias elas apareciam em alguns lugares, mas não atrapalharam nossa entrada no mar. Já na Cala Brut, elas realmente estavam grudadas umas nas outras. Era impossível arriscar.
Outras duas praias que visitamos foram a Cala Galdana e a Cala Morell . A primeira é uma praia bem central, com estacionamento, vários hotéis, estrutura para crianças, restaurantes, lojinhas e mini mercados nas proximidades. A Cala Morell fica ao noroeste de Menorca. Fomos até lá na tentativa de escapar da chuva do sul da ilha, mas não deu muito certo. Acontece!
Em resumo, ficamos 5 dias inteiros em Menorca, hospedados na região da Cala Galdana. Esse tempo não foi, nem de longe, suficiente para desbravarmos todas as praias maravilhosas da ilha, mas foi razoável para conhecermos as principais. Foram dias de muito contato com a natureza, com direito a muito sol, chuva de granizo, 10 praias visitadas, 52km de trilhas percorridos e o equivalente a 196 andares de subidas e descidas pelas falésias. Certamente voltaremos a esta linda ilha no futuro. Até logo!