Em novembro do ano passado, fizemos uma pequena viagem para o Ceará, buscando destinos de natureza e sem muita aglomeração. Ficamos 4 dias em Jericoacoara e 2 dias em Icaraí de Amontada. Eu ainda não conhecia muito sobre este último lugar, mas acreditem, este vilarejo está linda e convenientemente localizado entre Fortaleza e Jeri. É uma ótima opção de parada, para quem não quer encarar as quatro horas e meia de viagem entre esses dois lugares.
Icaraizinho, como é carinhosamente chamada pelos locais, é uma praia localizada no município de Amontada. É um paraíso conhecido para os amantes do kitesurf e um lugar pouco explorado por brasileiros. É um vilarejo rústico e tranquilo, onde o visitante encontrará paz e muita beleza natural.
Como chegar
Icaraí de Amontada fica a 1h40′ de carro do aeroporto de Cruz e a 2h40′ do aeroporto de Fortaleza. Nós chegamos em Icaraizinho de transfer, que contratamos em Jericoacoara, com a empresa Jeri Off Road 4×4. A viagem durou em torno de 2h30′. Para irmos embora, contratamos um transfer com a empresa Felipe Tour até o aeroporto de Fortaleza, que durou aproximadamente 2h40′. Aproveito para deixar o contato do Sr. Walter, um senhorzinho muito simpático e atencioso, que trabalha também de forma autônoma [telefone: (85) 99605-1481].
Atividades
A principal atividade que movimenta Icaraizinho é o kitesurf. Há, inclusive, alguns hotéis voltados para a prática do esporte, com toda estrutura necessária para os adeptos dessa modalidade. Eles oferecem aluguel de equipamentos e aulas para iniciantes ou praticantes que desejam aprimorar suas habilidades.
Icaraizinho tem muita coisa bonita pra ver. Praias, piscinas naturais, dunas, mangues, além do parque eólico, que pra mim, é uma atração à parte. Dentre as atividades, eu destaco os passeios de bugre e de quadriciclo, o passeio de barco e stand up paddle. O ambiente e o clima são super propícios para momentos de descanso, relaxamento e romantismo.
Hospedagem
Apesar de ser um vilarejo pequeno, Icaraí de Amontada tem algumas ótimas opções de hospedagem. Nós escolhemos a charmosa Pousada Villa Mango. Ela fica localizada em frente à praia e as suas acomodações ao longo da propriedade garantem privacidade e tranquilidade durante a estadia. Há outras opções charmosas no vilarejo, como a Pousada Vayu e a Aloha Village Bangalôs.
Alimentação
Existem algumas boas opções de restaurantes no vilarejo. Os mais bem avaliados geralmente ficam dentro das pousadas. Nós optamos por fazer todas as refeições no restaurante da Villa Mango mesmo. O cardápio não tinha uma variedade muito grande e não mudou durante os três dias que ficamos lá. A comida era gostosa, mas nada extraordinária. Achei apenas ok.
Nosso mini roteiro
Chegamos em Icaraizinho no início da tarde. Almoçamos na pousada e fomos conhecer a praia. Andamos em direção aos cataventos gigantes e passeamos um pouco até a hora do pôr do sol. Depois ficamos curtindo nosso quarto que era maravilhoso! O banheiro era lindo, com um chuveiro ao ar livre e muitas plantas ao redor. Falo sobre a pousada neste post aqui.
No dia seguinte pela manhã, fomos novamente à praia. Mas, desta vez, andamos em direção ao vilarejo. Ele é bem pequenininho mesmo, com algumas ruas, uma pracinha com uma igreja e pequenos comércios.
Próximas ao vilarejo, estão as piscinas naturais, que se formam de acordo com a maré. Passamos um tempinho lá, mas como estava ventando demais e a água estava cheia de algas, resolvemos voltar pro hotel e curtir a piscina.
À tarde fizemos um passeio de quadriciclo. Esta passeio é bem legal, pois em 4 horas dá pra ver um resumo do que tem em Icaraizinho. O passeio começou na praia de Icaraí. Depois passamos pelo parque eólico e pelas dunas até a ilha das ostras. De lá, fizemos um passeio de barco pelo rio e ao final, assistimos ao por do sol no topo de uma duna. Foi lindo!
No terceiro dia, já era chegada a hora de partir. Aproveitamos mais um pouquinho do hotel de manhã e pegamos o transfer para o aeroporto de Fortaleza.
Em tempos de pandemia, Icaraí de Amontada foi uma ótima opção para descansar e aliviar o stress. Em meio a natureza, sem aglomerações e com a opção de passeios privados, nos sentimos relativamente seguros.
Eu amei Jeri!
Icarazinho eu não conheci, mas quem sabe uma próxima?!
Quem sabe!!! Fazer um kite…